
A internet passou a ser mesmo uma grande aliada da Polícia Militar do Rio no combate à criminalidade. Estimulados pelo comandante-geral, o coronel Mário Sérgio Duarte, um dos primeiros oficiais a utilizar blogs para propagar suas idéias, outros militares começaram a se sentir à vontade diante das ferramentas tecnológicas.
O coronel Mário Sérgio mostra intimidade com a ferramenta. No “Idéias e ações”, sua página pessoal, ou no “Blog do 01”, onde se manifesta como comandante, reúne seus artigos com abordagens filosóficas, comentários sobre posturas da corporação e algumas polêmicas.
Foi assim em dezembro de 2007, quando acusou os autores do filme "Tropa de Elite" de utilizarem no filme idéias destacadas em seu livro "Incursionando no Inferno - A Verdade da Tropa", de 1994. Recentemente, travou um embate virtual com o ex-governador Garotinho. Farpas de ambos os lados.
Em outro episódio, usou o meio para justificar-se diante de uma acusação de que estaria caçando um usuário do twitter (miniblog) que estaria vazando o boletim da PM para acesso indiscriminado na internet. Ele nega a acusação, mas revela que mantém um olhar atento sobre os blogs, inclusive o Praças da PMERJ.
“Passei a acompanhá-lo diariamente, ainda que em alguns momentos se permita publicações mais agrestes e alguma catarse individual bem compreensível”, afirma o comandante.
Comandante-geral quer ampliar rede
Mário Sérgio garante ainda que sua idéia é ampliar o uso do sistema para aproximar a Polícia Militar da população.
“O Centro de Comunicação e Informática da PM está desenvolvendo uma série de projetos de inclusão digital da corporação e de inserção nas redes sociais. E cada comandante de batalhão tem a autonomia necessária para criar formas de comunicação online com os integrantes dos conselhos comunitários e com os moradores em geral. Muitos já fazem isso com eficiência”, declara.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/pm-usa-cada-vez-mais-internet-no-combate-ao-crime.html
por Hellen Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário