quinta-feira, 17 de junho de 2010

ONU abre centro de inspeção contra tráfico no Panamá

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodoc) abriu nesta terça no Panamá o Centro de Excelência em Segurança Marítima para capacitar e reforçar os mecanismos de luta contra o crime no transporte marítimo. O escritório terá como função ajudar os governos da região em questões ligadas a justiça penal, tráfico humano, armas e drogas.

Através do Canal do Panamá, importante conexão entre os oceanos Pacífico e Atlântico, há um tráfego anual de "mais de 4 milhões de contêineres", do qual traficantes fazem uso para transporte de "cocaína, produtos ilícitos e falsificações", disse Francis Maertens, subdiretor do Unodoc.

Maertens comemorou os resultados obtidos com a aplicação de um sistema de controle de contêineres que permitiu detectar em sete meses 146 recipientes deste tipo com produtos de contrabando e substâncias ilícitas, um número muito superior aos "três ou quatro" descobertos anteriormente.

O diretor regional para o México, América Central e Caribe do Unodoc, Antonio Mazzitelli, explicou que o sistema consiste em não abrir contêineres "que não estejam em risco", mas aqueles que representam um perigo ou apresentam indícios de crimes.

A avaliação do risco do contêiner é realizada com uma análise que leva em conta as declarações públicas apresentadas, o conteúdo dos navios, o conhecimento dos importadores, dos exportadores e as rotas que fazem. "O mais importante é que este tipo de programa não tem por que ser um obstáculo ao livre-comércio, ao contrário, têm que facilitá-lo", disse.


por Hellen Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário